Definição do problema, paradigmas educacionais, metodologia da investigação, revisão da literatura, técnicas e instrumentos de recolha de dados, hipóteses, discussão entre outros, são termos que apesar de familiares revestem-se neste momento de um entendimento e importância acrescida para o sucesso de uma investigação. Para esta clarificação de ideias e noção das diferentes fases do processo que constituem a investigação, contribuíram fortemente todas as discussões assíncronas e síncronas tidas no fórum, pesquisas efectuadas e os dados/ conceitos apresentados na presente unidade curricular.
Segundo BOGDAN, R. & BIKLEN, o investigador não deve procurar o estudo perfeito, pelo contrário deve focar-se num ponto simples “ser prático, escolher um assunto cuja extensão e dificuldade lhe pareçam razoáveis a fim de que este possa ser concluído com as fontes existentes e dentro do prazo previsto. Ter em consideração as capacidades do investigador que estão em desenvolvimento. Encontrar informação sólida e concreta e não artigos de áreas muito abrangentes. Não escolher um assunto onde esteja pessoalmente envolvido.”
De forma a descrever ou interpretar a realidade correctamente o processo investigativo exige-nos um sólido conhecimento dos diferentes métodos e técnicas de recolha de dados existentes. É também necessário conhecer as vantagens e desvantagens verificadas em cada um dos paradigmas da investigação existentes. Através destes conhecimentos é possível realizar uma investigação em educação coerente e com resultados positivos
Após a realização das diferentes actividades e das ponderações efectuadas acerca do processo de investigação neste “Tema 1”, concluo, que para além do processo investigativo, esta unidade curricular potencia a reflexão em investigação educacional.
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