MIE - Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia - Universidade Aberta 2010

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Tema 1 - O processo de investigação


Participação individual na wiki de grupo:


Como caracterizar um estudo de caso em investigação?

“O estudo de caso consiste na observação detalhada de um contexto, ou individuo, de uma única fonte de documentos ou de um acontecimento específico (Merriam, 1988). Os estudos de caso podem ter graus de dificuldade variável; tanto principiantes como investigadores experientes os efectuam, apresentando como característica o serem mais fácil de realizar do que estudos realizados em múltiplos locais simultaneamente ou com múltiplos sujeitos (Scott, 1965).” [1]

“O estudo de caso é uma estratégia de pesquisa frequentemente utilizada nas Ciências Sociais. De um modo geral, é a estratégia preferida quando se pretende conhecer o “como?” e o “porquê?”, quando o investigador tem pouco ou mesmo nenhum controle nos acontecimentos reais, e quando o foco está num fenómeno natural dentro de um contexto da vida real.” [2]

“Existe alguma controvérsia no que concerne, a aceitação do “estudo de caso” dentro dos planos qualitativos. Por um lado temos alguns investigadores (Best & Kahn, 1993; Creswell, 1994; Flick, 1998; Merriam, 1998), que consideram o “estudo de caso” como uma modalidade do plano qualitativo, devido ao facto de ser sobretudo um estudo descritivo e pelo facto de o investigador estar pessoalmente implicado na investigação.
Por outro lado outros investigadores (Ponte, 1994; Lessard-Hébert et al, 1994; Punch, 1998), consideram que o “estudo de caso” pode ser conduzido sob o quadro de qualquer um dos paradigmas de investigação educativa (do positivista ao crítico), sendo por isso mais coerente a sua inclusão nos planos de investigação de tipo misto ou multi-metodológicos (Bisquerra, 1989; Gomez, Flores & Gimenez, 1996).” [2]

“O estudo de caso é uma metodologia de investigação particularmente apropriada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos factores. Yin, afirma ainda que este método é adequado quando pretendemos definir os tópicos de investigação de forma abrangente, quando queremos considerar a influência do contexto de ocorrência do fenómeno em estudo e quando queremos socorrermo-nos de múltiplas fontes de evidências (dados) (cf. Yin 1993: xi).
Yin (1994:13) define “estudo de caso” com base nas características do fenómeno em estudo e com base num conjunto de características associadas ao processo de recolha de dados e às estratégias de análise dos mesmos. Para este autor, o estudo de caso é um processo de investigação empírica com o qual se pretende estudar um fenómeno contemporâneo no contexto real em que este ocorre, sendo particularmente adequado ao seu uso quando as fronteiras entre o fenómeno em estudo e o contexto em que ele ocorre não são claramente evidentes. Este autor acrescenta que, pelo facto de muitas vezes ser difícil isolar o fenómeno em estudo do contexto em que ocorre, é normalmente necessário usar múltiplas fontes de evidência (dados) e cruzar (triangular) os diferentes dados recolhidos (Yin, 1994: 13).” [2]

Bibliografia

[1] BOGDAN, R. & BIKLEN, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora.

[2] http://claracoutinho.wikispaces.com/Estudo+de+Caso - Consultado a 22 de Outubro de 2010.

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