Participação individual no Fórum da Uc
Análise da dissertação (Neto, C. (2006). O papel da internet no processo de construção do conhecimento) com a utilização do questionário
1- A autora apresenta claramente os objectivos de investigação que presidiram à elaboração do questionário?
A autora apresenta distintamente os objectivos do estudo. Na página 13, são mencionados os objectivos gerais e nas páginas 64 e 65, são explicados os objectivos do estudo. No entanto não consta no estudo a indicação das etapas inerentes à elaboração do questionário.
2- Na dissertação apresentada há indicação dos passos que estiveram subjacentes à construção do questionário?
Não é definido explicitamente, a relação/ cruzamento entre cada item do questionário e os objectivos visados. A informação fornecida remete-nos apenas para o tipo de questionários a aplicar, constituídos por perguntas fechadas e por questões de escolha múltipla, (página 66).
3- A amostra é claramente identificada?
A amostra resulta de uma população constituída por dois grupos de sujeitos: alunos do 3º CEB (350 inquéritos aplicados) e professores (110 inqueridos aplicados), sendo também referido a área de estudo/ investigação (escolas da DREN, do distrito do Porto e Bragança). Desta forma considero que a amostra é claramente identificada, como se verifica no ponto 3 (páginas 65 e 66).
4- É indicado o método usado na definição da amostra?
Sim. "O critério de selecção das escolas foi a existência de professores aí colocados que mostraram interesse em colaborar na aplicação dos inquéritos junto dos alunos e colegas, bem como a presença de computadores ligados à Internet para uso dos alunos" (pág. 65). A autora define uma amostra não probabilística de conveniência, fazendo a selecção com base em critérios próprios relacionados com a investigação.
5- O questionário usado foi objecto de validação prévia?
O objectivo do pré-teste consiste em determinar e corrigir, omissões e equívocos do questionário. Deve-se testar através de um pré-teste a eficácia e pertinência do questionário junto de uma amostra que reflicta a população visada, antes de se aplicar o questionário.
Existiu uma validação prévia, como consta na página 66 (foi elaborada uma primeira versão e submetida à apreciação de 20 alunos e 10 professores), desse trabalho resultaram algumas reformulações na redacção das questões.
6- No capítulo da explicitação da metodologia usada há indicações sobre o modo de tratamento dos dados obtidos com a aplicação do questionário?
A investigadora informa na sua tese (página 67), como procedeu ao tratamento dos dados. "os dados foram tratados e analisados tendo em vista os objectivos de investigação previamente definidos. Para análise estatística recorreu-se ao programa de computador Excel, sendo os resultados apresentados, sempre que útil, na sua perspectiva percentual".
Sem comentários:
Enviar um comentário