MIE - Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia - Universidade Aberta 2010

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Tema 2 - Métodos de recolha de dados



Participação individual no Fórum da Uc

Tema: Métodos quantitativos de recolha de dados (2ª participação)


Os objectivos da investigação quantitativa consistem basicamente em encontrar relações entre variáveis, fazer descrições recorrendo ao tratamento estatístico dos dados recolhidos e testar teorias. Os métodos quantitativos baseiam-se na utilização de instrumentos estruturados, estes fornecem respostas que podem ser quantificáveis e expressas numericamente. As tabelas, as estatísticas e os gráficos, são exemplos de instrumentos utilizados nestes métodos para a apresentação dos resultados. A sua principal vantagem reside na sua capacidade de agilização do processo de interpretação e análise, contudo requerem uma maior cobertura na sua aplicação.

Numa investigação existe frequentemente a necessidade de ter de construir instrumentos próprios para obter os dados que permitem responder às suas questões de investigação. Para tal utilizam-se: testes, questionários, guiões de entrevistas e grelhas de observação de comportamentos não verbais.

Apresento sucintamente alguns métodos de recolha de dados:
- Estudos por observação: podendo ser participante, não participante, estruturada ou não, antes de ser iniciada, precisa de uma verificação do lugar e reflexão sobre os fenómenos a serem registados. A amostra pode ser maior a baixo custo e podem ser estudados comportamentos não verbais.

- Análise de conteúdo de dados documentais : nesta técnica há que ter especial cuidado à acessibilidade e confidencialidade dos documentos, que poderá impedir o seu acesso. Estes documentos podem ser fontes oficiais, fotografias ou cartas ou obras já elaboradas como livros ou monografias.

- Entrevistas : quando feitas pessoalmente permitem uma adaptação e mudança em face do contexto. Podem também facilmente ser esclarecidas dúvidas. É necessário ter um plano para a entrevista para que no momento em que ela estiver a ser, realizada as informações necessárias não deixem de ser colhidas.

- Inquéritos: trata-se de um conjunto de questões pré-formuladas. Deve ser utilizado quando o investigador sabe exactamente de que informações precisa ou quando é utilizado um universo alargado de inqueridos. A informação é obtida facilmente e é facilmente codificada.

Questionário: é um instrumento de investigação basea-se geralmente na inquisição de um grupo representativo da população em estudo. Para tal, colocam-se uma série de questões que abrangem um tema de interesse para os investigadores, não havendo interacção directa entre estes e os inquiridos.

Bibliografia:
Bodgan. R., Biklen. S.(1994). Investigação Qualitativa em Educação – Uma Introdução À Teoria E Aos Métodos. Porto: Porto Editora.
Azevedo, Carlos et al (1998). Metodologia Científica: Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. Ed.C. Azevedo
http://en.wikipedia.org/wiki/Quantitative_research . Consultado a 18 de Novembro de 2010.
http://en.wikipedia.org/wiki/Quantitative_method . Consultado a 18 de Novembro de 2010.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inqu%C3%A9rito_estat%C3%ADstico. Consultado a 18 de Novembro de 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário