Participação individual no Fórum da Uc
Tema: Métodos quantitativos de recolha de dados (1ª participação)
Pegando na introdução da Margarida a um dos métodos quantitativos mais utilizado, o questionário, apresento algumas das suas vantagens e desvantagens.
Para Pardal & Correia (1995), o questionário é um conjunto de questões estruturadas com o fim de obter dados das pessoas a quem se dirige. O questionário pode ser de administração directa quando é o próprio inquirido a registar as opções de resposta e de administração indirecta, quando é o próprio investigador que preenche em função das respostas dadas pelo respondente.
«É muito fácil elaborar um questionário mas não é fácil elaborar um bom questionário» (Hill e Hill, 2000).
Vantagens:
- Sistematização;
- Maior simplicidade de análise;
- Maior rapidez na recolha e análise de dados: pode ser aplicado a um maior número de pessoas e em menos tempo;
- A análise pode ser automatizada;
- Permite que as pessoas respondam no momento que lhes pareça mais adequado;
- Garante o anonimato das respostas;
- Não expõe os investigados à influência do investigador.
Desvantagens:
- Dificuldades de concepção;
- Não é aplicável a toda a população: exclui, por exemplo, a participação de pessoas analfabetas;
- Indivíduo tratado como unidade estatística (perda das relações sociais entre os inquiridos);
- Impossibilidade de acrescentar dados suplementares;
- Impossibilidade de ajudar no caso de haver dúvidas por parte do inquirido;
- Não oferece garantia de que a os inquiridos o devolvam totalmente preenchido;
Bibliografia:
Bodgan. R., Biklen. S.(1994). Investigação Qualitativa em Educação – Uma Introdução À Teoria E Aos Métodos. Porto: Porto Editora.
Azevedo, Carlos et al (1998). Metodologia Científica: Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. Ed.C. Azevedo
http://en.wikipedia.org/wiki/Quantitative_research . Consultado a 18 Novembro de 2010.
http://en.wikipedia.org/wiki/Quantitative_method . Consultado a 18 Novembro de 2010.
Sem comentários:
Enviar um comentário