MIE - Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia - Universidade Aberta 2010

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Tema 4 - Problemáticas de investigação

Actividade: Identificar e escolher um artigo sobre Design-Based Research (DBR).


De forma a solucionar o desafio proposto pelo professor Luís Tinoca, seleccionei o artigo "Design Experiments in Educational Research" (3º artigo disponível em: http://edr.sagepub.com/content/32/1.toc).

Documento encontra-se completo e disponível em formato pdf no seguinte endereço:

Participação individual no Fórum da Uc (1ª Participação)

d) Quais as principais implicações/conclusões?

Os autores referenciados no documento analisado, - “ Design Experiments in Educational Research (Cobb et al., 2003)” destacam a importância da metodologia para o desenvolvimento e compreensão de "ecologias de aprendizagem", ou seja, de sistemas complexos que envolvem múltiplos elementos de naturezas distintas. Os elementos de uma ecologia de aprendizagem incluem tarefas e problemas aos quais serão confrontados os formandos, as ferramentas e recursos fornecidos para suas resoluções e os meios práticos pelos quais os formadores podem organizar as relações entre estes elementos em contexto educativo.

“Design experiments ideally result in greater understanding of a learning ecology — a complex, interacting system involving multiple elements of different types and levels — by designing its elements and by anticipating how these elements function together to support learning. Design experiments therefore constitute a means of addressing the complexity that is a hallmark of educational settings” (pág. 9).

“Beyond just creating designs that are effective and that can sometimes be affected by ‘tinkering to perfection,’ a design theory explains why designs work and suggests how they may be adapted to new circumstances. Therefore, like other methodologies, design experiments are crucibles for the generation and testing of theory” (pág. 9).

Desta forma, gestão, objetivos, tarefas, normas, motivação, ferramentas interacionais, aspectos discursivos, contextos formativos, situações concretas e práticas educacionais são elementos que interelacionam interação e avaliação.
É na análise do processo interativo que o formador poderá obter uma variedade de informação levando-o a perceber a aprendizagem realizada pelo formando. Este processo analítico esta baseado em duas dimensões, intimamente relacionadas: a cognitiva (atitutes e habilidades, crenças e conhecimento prévio, processos de raciocínio, motivação, emoção) e a social (colaboração, formas de compartilhamento, relações pessoais-profissionais diversas e os diferentes contextos envolvidos).

Principais características de experiências de design:

- Procuram desenvolver teorias sobre o processo de aprendizagem e os meios de apoio a essa aprendizagem. “evolution of learning relevant social practices and even constructs such as identity and interest” (p. 10)

- São constituídas por uma natureza altamente intervencionista. Os estudos de design são geralmente bancos de ensaio para a inovação, investigando e estudando possibilidades de melhoria educacional, levando a novas formas de aprendizagem.

- Testam teorias durante o processo originando novas teorias. “…Design experiments always have two faces: prospective and reflective. On the prospective side, designs are implemented with a hypothesized learning process and the means of supporting it in mind in order to expose the details of that process to scrutiny… On the reflective side, design experiments are conjecture-driven tests, often at several levels of analysis.” (pág. 10).

- Contêm ciclos de iteração. Enquanto algumas hipóteses são geradas e muitas vezes contestadas, novas conjecturas são desenvolvidas e submetidas a testes. Resultando num processo de design interactivo que caracteriza os ciclos de invenção e de revisão.

- São pragmáticas. As teorias desenvolvidas durante o processo de experimentação são modestas, a teoria deve potenciar um trabalho real. Quando é planificada uma experiência de design é importante perguntar: “Does the theory informs prospective design and, if so, in precisely what way?” (p. 11).

Bom trabalho,

Referência Bibliográfica:

Cobb, P., Confrey, J., deSessa, A., Lehrer, R., & Schauble, L. (2003). Design experiments in educational research. Educational Researcher, 32(1), 9-13. Disponível em:http://www.aera.net/uploadedFiles/Journals_and_Publications/Journals/Educational_Researcher/3201/3201_Cobb.pdf, consultado a 16 de Fevereiro de 2011.

Participação individual no Fórum da Uc (2ª Participação)

Os autores referenciados no documento analisado, - “ Design Experiments in Educational Research (Cobb et al., 2003)”
http://www.aera.net/uploadedFiles/Journals_and_Publications/Journals/Educational_Researcher/3201/3201_Cobb.pdf, discutem o conceito de Design Experiments debruçando-se por um lado sobre a sua importância na pesquisa educacional e por outro lado, sobre a problemática relacionada com a implementação e análise à posterior de dados.

A metodologia do Design Experiments é cíclica, iteractiva e flexível, ou seja, as actividades são inicialmente elaboradas, mas quando aplicadas, devem ser adaptadas com base nos desenvolvimentos apresentados pelos estudantes. Constituíndo desta forma a uma natureza intervencionista e pragmática, uma vez que, na condução da “experiência”, princípios antigos podem ser rejeitados dando lugar à realização e testagem de novas hipóteses.
Desta forma, as interacções do pesquisador com os estudantes fundamentam-se no surgimento de novas questões, reflexões e actividades, uma vez que o cerne desta metodologia reside na análise do raciocínio, dos sujeitos e nas adaptações às suas trajectórias.

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